25.10.07

Segunda, 14 de Janeiro de 2008, 21h45

Ergonomia – A ciência do conforto


Doutor Pedro Arezes
Professor Associado da Universidade do Minho


Há uma exigência cada vez maior de possuirmos objectos, equipamentos, mobiliário, etc., cada vez mais seguros e, sobretudo, mais confortáveis. Esta exigência de conforto no nosso modo de vida constitui um dos principais objectivos da Ergonomia. É, pois, indiscutível que a Ergonomia está presente no nosso dia-a-dia, do chuveiro que utilizamos quando acordamos, às almofadas que nos ajudam a adormecer no final do dia, passando pelos nossos locais de trabalho.
A Ergonomia é uma área de saber multidisciplinar e, por isso, são muitas as áreas científicas e tecnológicas que contribuem para o seu desenvolvimento, mas o objectivo da sua aplicação é sempre comum: adaptar o meio que nos envolve à percepção e capacidade humanas.
A utilização de objectos/equipamentos de forma confortável e intuitiva é, pois, uma consequência das preocupações em estudar a Ergonomia desses mesmos equipamentos.
Por isso quando tiver que viajar para a Austrália e estiver preocupado com as implicações que as 12 h de diferença horária possam ter na sua disposição e desempenho, não se preocupe…. a Ergonomia ajuda-o a minimizar esses efeitos!

Café Scientifique Braga



Etiquetas: , ,

1 Comentários:

Blogger Lord of Erewhon disse...

Aquela ciência onde o tédio pode ser confortável! :)

quinta-feira, dezembro 06, 2007 9:41:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial